2005-10-13

Quando

vimos pela primeira vez a nossa casa actual, não estávamos à procura de casa. Ainda não.

A I. tinha poucos mesinhos e, tendo em conta que queríamos outro filho para breve, sabíamos que mais cedo ou mais tarde teríamos que nos mudar. A nossa casa tinha dois quartos e um deles servia de escritório. Por outro lado, como as nossas famílias não são de cá, o escritório era também quarto de visitas.

Um dia, a caminho de casa, reparámos num anúncio ao longe, num apartamento que se destacava pela vista que em princípio teria. Muito perto da nossa casa de então, como queríamos. Tirámos o número e mais por curiosidade, fomos lá. Lembro-me que a mim não me apetecia nada ir, porque era de noite, a I. tão pequenina, mas o M. insistiu e fomos.

Recebeu-nos um casal de idade da África do Sul, numa sala cheia de fotos dos muitos netos loiros de olhos azuis. Uma simpatia.

A casa estava de origem, no melhor dos anos 80. Mas apesar da sanca floreada em gesso na sala, dos azulejos horrendos na cozinha, das loiças azuis escuras e bordeaux na casa de banho, da alcatifa no chão, nesse dia à noite, deitada na minha cama, o M. e a I. a dormir ao meu lado, eu imaginei a casa toda como ela seria. Remodelada e com as nossas coisas.

O processo foi complicado. Os senhores iam para África do Sul dali a uma ou duas semanas e nós não nos podíamos comprometer com a compra da casa sem vender a nossa. Precisávamos de tempo e eles não o tinham. Desistimos da casa, até que, no dia dos meus anos, recebo um telefonema.
A partir daí, com muitas dificuldades pelo caminho, a coisa resolveu-se. Conseguimos vender a nossa casa e conseguimos que o novo dono (que agora nos vem trazer o correio e janta connosco) nos deixasse ficar lá até as obras da casa nova estarem prontas. Quase um ano depois de a termos visitado a primeira vez, mudamo-nos para lá.

Hoje encontrei as fotos antigas, dos azulejos horrendos, e ri-me para dentro. Ficou exactamente como eu a a imaginei. E gosto tanto dela.

3 Comments:

Blogger Cláudia said...

É bom ver assim sonhos tornados realidade. Pode ser que também eu, daqui a uns anos, consiga ter a casa que imagino vir a ter. ;o)
Beijinhos mimados.

16:43  
Blogger Morena said...

E com razão! Essa casa é um espanto! E nunca mais me vou esquecer da primeira impressão que tive ao entrar na vossa sala e ver aqueles janelões com aquela vista magnifica!

17:09  
Blogger Ana Rute Oliveira Cavaco said...

e é linda.

22:15  

Enviar um comentário

<< Home