2005-10-17

Mudanças ou Crescer

Sou um bocadinho adversa a algumas mudanças, especialmente se elas significam pequenos sacrifícios. Não é que as recuse, ou me oponha abertamente, especialmente se as sentir como necessárias, mas custa-me, pronto. É a comodidade do que se conhece e funciona bem pelo que não se sabe muito bem o que é.

Acho que com a I. deve ser a primeira vez que acontece.
Ela agora quer comer sozinha.
(A verdade é que não é bem de agora, mas agora está mais empenhada nisso)

O problema é ela comer melhor se formos nós a dar, do que sozinha. O problema é que a refeição que tem connosco é o jantar, tarde, quando estamos mais cansados e com menos paciência. O problema é que a comida se espalha por todo o lado. O problema é que ela demora uma eternidade a comer. O problema é que se suja toda e é depois do banho, já com o pijama vestido. O problema é que parece que se entusiasma e já está mais a brincar do que a comer.

O problema não é problema nenhum, obviamente. É perfeitamente normal. E porque está a crescer, ela merece que nós a deixemos evoluir. Mudar. Mesmo que com isso venham uns jantares mais difíceis, sujos e demorados. Cansativos para nós.

O verdadeiro problema é que nós somos "pessoas a sério", com fraquezas e cansaços e impaciências. E se uma colher ou duas a irem para o chão ou para cima dela têm piada, as seguintes já não têm tanta. E o verdadeiro problema é que ela é teimosa e não quer ser ajudada. E o verdadeiro problema é que nós estamos cansados e quando damos por isso estamos a tirar-lhe a colher "a mãe ajuda, toma" e ela fica furiosa, mas nós já só queremos que ela coma e pare de brincar, "a mãe enche e tu comes" e ela chora, mas já só falta um bocado e assim ela janta em condições, "a mãe dá" e ela não quer, mas eu quero é que ela coma e vá dormir, para eu jantar também.

E depois fico a pensar que a devia deixar crescer à vontade, e que faz parte, e que não me devia chatear com as tentativas frustradas dela e que bom bom era eu ser uma mãe perfeita daquelas que nunca se queixam, que têm muita paciência e fazem tudo bem, mas não sou. E hoje à noite se calhar ela já vai comer mais colheres e eu já vou estar mais calma, porque o importante não é eu ser perfeita, que ninguém é, mas eu ir vendo as minhas imperfeições e fazer um esforço para ser melhor.

Melhor mãe.

15 Comments:

Blogger scaf said...

quando parece que nos estamos a adaptar a um novo ritual e que as coisas já correm bem, eles entram numa nova fase e lá temos nós que mudar tudo de novo! :)
Este teu post está perfeito!

15:39  
Anonymous Anónimo said...

eu aposto que não há uma única mãe que não tenha sentido tudo isto que descreves!

se é que queres algum consolo: ela vai-se aperfeiçoar na sua técnica, tu vais aprender a esperar e vais passar a conseguir comer ao mesmo tempo...

(mas ela ainda vai sujar mto, ainda te vais irritar muitas vezes e ainda vais comer tarde demais outras tantas...)

(credo, não consolei nada, mas é que é mesmo assim e tu já sabes pelo que se lê)

15:52  
Blogger Jolie said...

Eu raramente me queixo é verdade, perfeita nem daqui a mil anos, mas nestas coisas das refeições e afins, nunca me quis chatear.

Acabei por concluir que é muito mais pacífico para nós e para eles. é claro que há dias que a paciência para o jeito deles em espalhar comida pelos 4 cantos da cozinha é menos, mas na generalidade tudo vai correndo sem chatices.

Muitas vezes, era acabar o jantar e ir vestir outro pijama de lavado (por isso tenho um stock de pijamas que nem te passa pela cabeça!) mas antes isso que ter um braço de ferro com ela às refeições.

Mas sabes que melhorou bastante quando começámos a fazer as refeições em conjunto. Dessa forma ia-mos todos comendo e no meio da coisa lá lhe ia dando umas colherzinhas pela minha mão. Começamos a manter o pijama mais limpo e ela começou a comer mais rápido!

Foi isso e comprar uns babetes tamanho XXL!!! :))

Beijos

15:59  
Blogger S.A. said...

Eu sei exactamente o que isso é. Simplesmente mexia com os meus nervos! Tanto que ele só começou verdadeiramente a comer sozinho qdo entrou na creche aos 20 meses (shame on me...) e depois é que começou a "festa"... mas habituas-te... tens que te habituar.

Ah e não te esqueças que para a I.TU ÉS A MELHOR MÃE DO MUNDO!

17:09  
Blogger Ana Rangel said...

Eu não conheço nenhuma mãe perfeita e muito menos daquelas que nunca se queixam... podem não se queixar a nós, mas que se queixam... ;)

E concordo com a Ana Sousa... és a melhor mãe do mundo para a I., és a mãe dela e duvido que alguém fizesse melhor (como acredito que não haja quem a ame mais que tu!)

18:04  
Blogger Ana Rute Oliveira Cavaco said...

subscrevo.

18:18  
Blogger Suzana said...

É isso mesmo...

Quando a minha filhota passou por esta fase, eu fazia a mesma coisa... perdia a paciência e tentava ajudar. Não acredito que exista mãe no mundo que fique toda contente, feliz e bem disposta quando os filhos demoram eternidades a comer e se sujam todos depois de um banho.

Mães perfeitas não existem, cada uma faz o melhor que pode.

18:30  
Blogger InêsN said...

a tua última frase diz tudo..
beijinho!

19:24  
Blogger Karla said...

Pronto, podia ter sido eu a escrever :) Força!

19:43  
Blogger Raquel said...

Eu sou assim...temo pela minha pouca paciência quando chegar a minha vez...

19:47  
Blogger LP said...

Não te digo que não me chateava, ou que não me queixava mas quando o meu passou por essa fase desisti - deixei-o à vontade, a comer à mesa connosco.

Beijinhos

23:05  
Blogger barbarayu said...

Pois é mesmo assim como descreves :) Mas é sinal de que estão a crescer e a tornar-se mais independentes, por mais "sujeira" que esse termo possa implicar :)

Beijocas mamã linda!

00:47  
Anonymous Anónimo said...

(sabes aquela babete plástica enorme que viste numa foto dela? foi comprada pelo catálogo Vertbaudet - tb há na LaRedoute. uso-a há imenso tempo, para ai desde o ano de idade e ainda hoje! são óptimas - agora passo um pano para limpar, houve alturas que a punha debaixo da torneira!!)

08:48  
Blogger Rita Quintela said...

Minha querida
É tal e qual...
(Conselho, sem mo pedires - é uma fase crucial para que as refeições venham a ser momnentos de prazer. Não contraries muito e se achares que não comeu o suficiente, dá-lhe um iogurte)
Beijo

12:16  
Blogger AnaBond said...

também digo que em vez do teu nome podia estar o meu, na 'assinatura'.

eu bem que respiro fundo, mas por vezes não chega.
post perfeito.

16:50  

Enviar um comentário

<< Home