2005-10-18

À espera

Eu que sou tanto de analisar e antecipar e antever, e planear e dissecar as coisas ao ínfimo pormenor, com o parto não sou nada assim.

Não perco tempos infinitos em preocupações inúteis, em imaginar cenários possíveis, em sofrer por antecipação as dores que vou sentir, nada. Não me interessa planear muito. Aliás, não me interessa planear nada.

Não gosto de partos com horas marcadas, a não ser que seja necessário por motivos clínicos. Não me atrai mesmo nada, apesar de ver as suas vantagens. Claro que gostava de ter um médico de confiança ao meu lado, claro que gostava de ter condições que me permitissem conforto e a garantia de acompanhamento familiar, claro que gostava. Mas isso para mim não é o mais importante.

Não me atraem as clínicas privadas com o seu conforto. Não me atraem as cesarianas marcadas só porque sim. Não me interessam os partos provocados só porque sim.

Para mim o importante é que o meu filho nasça na hora que ele considere como boa, e seja acompanhado por médicos competentes, mesmo que me tratem como mais uma entre muitas, sem deferências nem paninhos quentes. Que se lixe o conforto.

Sei que o parto vai ser como terá que ser, um acontecimento onde se vão cruzar sortes e azares, onde pode correr bem ou mal e apenas me preocupa que eu esteja serena o suficiente para colaborar e ajudar, em vez de atrapalhar. Faço figas para que tudo corra bem e não me martirizo demasiado.

Já sei como é, que me vão espetar agulhas (o que detesto), que me vão escarafunchar incomodamente, que me vão abandonar um pouco à minha sorte porque não vou ser a única e porque é o meu corpo que tem que parir, e que vou estar um pouco assustada pelo bebé que em mim quer nascer e pela estranheza e violência desse nascimento.

O que me irrita são estes minutos todos onde os meus pensamentos inevitavelmente se viram para o nascimento e onde apesar de tudo me perco um pouco. Não gosto de estar à espera.

19 Comments:

Blogger Karla said...

Beijinho grande. É só mais uma semaninha, certo?

14:50  
Blogger scaf said...

:)está quase. Já não tens de esperar muito!
Post lindo, como sempre!

14:50  
Anonymous Anónimo said...

é o pior mesmo. não querer criar cenários e expectativas e não consguir pensar senão nisso porque nos mandam parar e esperar.
bah!

15:10  
Blogger InêsN said...

está quase...
:o)
beijinho

15:11  
Anonymous Anónimo said...

Tenta encarar este período não como uma "espera", mas como um tempo só para ti, para descansares, leres, domires... que vais sentir falta daqui a uns dias...
Se conseguires.

15:53  
Blogger Mamã said...

Oi!
Se não gostas de estar á espera, podes sempre marcar o parto. Sempre ajuda um pouco. Estes últimos dias são complicados. Eu mentalizei-me que a pequena estrela vai ter de sair. A "bem" ou a "mal". Com muito ou pouco sofrimento meu. Cá dentro é que ela não fica. Por isso evito ao máximo pensar no assunto.

Vamos lá ver. Dia 5 já vos posso contar como foi.

Desejo-te uma hora pequenina. Vai correr tudo bem.

Jinhos,

Mamã Babada

16:10  
Blogger Raquel Úria said...

Vai ser bom, vai ser quando tiver que ser, vais ajudar de certeza, vais ser forte, não vais pensar mais nisso e vou estar a torcer p'ra que corra tudo muito melhor do que as melhores expectativas que possas ter. 1 beijinho (desculpa a aparente intimidade, mas é sincera)

16:11  
Blogger Avozinha said...

Que corra tudo bem, que, de facto, é o mais importante!

16:29  
Blogger Ana Rute Oliveira Cavaco said...

Também não gosto de esperar, mas ligo ao conforto. Os ambientes, como falávamos no outro dia, influenciam-me. Tudo correrá bem! Beijinhos.

16:53  
Blogger Jolie said...

Confesso que essa espera a mim também me incomoda.

E quanto ao parto a única coisa que interessa é que sintas confiança em relação ao que decidiste.

Espero que corra tudo lindamente.

Beijos

17:42  
Blogger MaríliaConstantino said...

Olá, Xana!
Acompanho o teu blog há algum tempo e o que leio no teu/meu dia-a-dia tem sido uma ajuda preciosa na minha vida recente (há quase sete meses que sou mãe a tempo inteiro e não tem sido fácil)...Bem, acho que chegou a altura de retribuir (na medida do possível)por isso, venho aqui desejar-te uma hora pequenina com muita Força e tranquilidade qb.
Sei que vai correr bem!
Um beijinho de Boa Sorte

18:20  
Blogger Cristina said...

Ai que medo tenho desse momento, nem quero pensar numa coisa que sem querer me lembro todos os dias.

20:26  
Blogger Ana Rangel said...

Estamos aqui, deste lado, a torcer por ti e pelo teu lindo bebé... que a hora seja pequenina mas, principalmente, que corra muito bem! :)

21:25  
Blogger Mar said...

Um post tão verdadeiro! Vai correr tudo bem! :)

10:19  
Blogger Raquel said...

Já falta muito pouco.
E sim parece que demora mais nesta fase...
Vai tudo correr como tiver de ser, e tu vais portar-te muito bem.
Esperar chateia um bocado, mas neste caso vale a pena.
beijinho

10:49  
Blogger rosinha_dos_limoes said...

Concordo com tudo, menos com a parte do conforto, tive com e sem e é beeeeem melhor ter conforto! :o) Terminei com duas cesareanas, mas elas nasceram quando quiseram.
Quanto ao esperar ... "saber esperar é uma grande virtude" sempre disse o meu pai, devo ser muito pouco virtuosa :o) mas depois também a ansia da espera fica para contar na história da vida deles :o)

12:04  
Blogger barbarayu said...

Mais uma vez, querida, leste o que me vai na alma :)

Eu penso EXACTAMENTE assim :)

Estamos tranquilas e isso só é bom.

Era giro os nossos bebés nascerem no mesmo dia :)

Uma grande beijoca!

12:10  
Blogger LP said...

Concordo inteiramente. Mas está quase e aproveita para descansar, por leituras em dia e fazer outras coisas para as quais nunca tens tempo.

Vai correr tudo bem!

Beijinhos grandes

13:37  
Blogger AnaBond said...

sabes o que penso... é 'igualito'.

beijo

14:58  

Enviar um comentário

<< Home