2005-10-28

Do que os bebés não gostam (e eu também não)

(Da Pais & Filhos deste mês)

* Alterações de rotina
Faço-as excepcionalmente e de forma isolada, de preferência. Agora sou menos cuidadosa, claro, mas ainda assim tento não abusar. Quando a I. era pequena não gostava de sair com ela à noite, nem de a perturbar muito nesse horário. Tento respeitar sempre que possível os horários das refeições, e quando era bebé procurava locais calmos para amamentar.

* Situações de stress
Não me venham gritar para ao pé dos filhos, sff. Eu também tento não gritar quando estou com ela e evito deliberadamente discussões.

* Locais cheios de gente e barulho
Com um bebé nem pensar. Só a título muito excepcional. Centros comerciais em hora de ponta? À noite? Nã! Mesmo agora que ela é mais crescida.

* Fumo de tabaco
Havia muito para dizer, mas... Em minha casa ninguém fuma. E muito mais não posso fazer, senão fazia.

* Serem entregues a pessoas que não conhecem
Sem comentários. Mesmo com a família tenho cuidado. Não pela família, óbvio, mas pelo bebé.

* Serem retirados do colo da mãe
Quando a I. nasceu eu fui muito mázinha. Não deixava que lhe pegassem ao colo por dá cá aquela palha e não admitia que a arrancassem do conforto da cama ou da espreguiçadeira quando ela estava lá satisfeita. Colos com moderação enquanto pequenina.
Deste filho também vou ser mázinha. Ainda não mudei de ideias.

* Excesso de estímulos, serem acordados, não os deixarem dormir
Visitas com moderação e nem pensar em acordar o bebé para alguém o ver. À noite é para descansar. Nada de andar de colo em colo e de muita gente à volta.

(E que bom que foi ler o artigo)

9 Comments:

Blogger Ana Rute Oliveira Cavaco said...

também o li. e concordo com a maior parte.

22:28  
Anonymous Anónimo said...

tb concordo com tudo. e só não fui tão rígida como tu na questão dos colos e etc... não consegui...

(hoje pensei mto em ti... pensei que já "estava"!)

23:06  
Blogger ddm said...

Também fui um bocadinho mázinha na questão dos colos. Tirar um bebé do berço só porque sim era(é)uma coisa que me irritava.

Concordo com tudo o resto!

Por acaso estou como a «pal»... não tive oportunidade de te visitar durante o dia e agora quando cliquei para aqui por momentos pensei que já "estava"!

Bjs!

23:38  
Blogger Francisca said...

Opá. também pensei! :)

00:40  
Blogger Jolie said...

Já somos duas mázinhas então.

Para mim, alguém achar que eu vou acordar um bebé só para veres de olhinhos abertos... isso é que era bom!

E nestes casos, comigo, eram os avós que insistiam mais...

09:08  
Blogger Gi said...

concordo, mas às vezes, felizmente só às vezes, algumas são difíceis de cumprir. Na questão dos colos o pai não consegue cumprir muitas vezes com a desculpa que passa pouco tempo com ela.

10:04  
Blogger Xana said...

Ó Gi, mas o pai e a mãe são as excepções dos colos: a eles tudo é permitido! :)

12:32  
Blogger Raquel said...

Concordo com tudo o que disseste e arrependo-me amargamente de ter cedido demais nos colos quando ele era mais bebé.
Mãe de primeira viagem com medo de ferir susceptibilidades.
Do segundo serei implacável.
Agora que ele tem dez meses sou mázinha sim...porque aprendi da pior maneira.
E tou com a Costinhas...os avós são os piores...nestas coisas de colos e olhinhos abertos...e-deixa-lá-que-ele-não-é-nenhuma-flor-de-estufa...
Arghhhh!!!!

17:05  
Blogger Cláudia said...

Tenho alguma dificuldade em dizer como sou. Concordo com a maior parte das coisas que dizes, mas não fui igual numa e noutra gravidez...
Beijinhos mimados.

07:22  

Enviar um comentário

<< Home